segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Musée Du Louvre


07 de Outubro 2007

O dia seguinte em que chegamos a Paris era o primeiro domingo do mês, um lindo domingo por sinal, nesse dia o Museu do Louvre tem as portas e bilheterias abertas.
Nos já tinhamos nos programado para estar em Paris nesse dia e aproveitar, desde bem cedo, o Museu. Depois do café da manhã no albergue, lá estavamos nós na fila do gigante e imponente Louvre.

Desde cedo aquele lugar fervia de gente, o nosso objetivo era logo chegar a famosa Gioconda antes que o lugar ficasse mais cheio ainda. Mas até chegar nela foi-se uns 20 minutos ou mais. A maioria das pessoas que tem o primeiro encontro com a Mona lisa, fica levemente decepcionado, não sei porque imaginamos um quadro grande e imaginamos que vamos admira-lo de pertinho.
Porém não é bem assim, o quadro é pequeno, é cercado por dois vidros e ainda tinha uma corda de segurança, eu que sou bem ceguinha não pude ver tão bem quanto queria, sem contar que tive que ficar desviando de várias cabeças para dar uma espiadinha.





Não sou muito entendida de arte, mas gosto de visitar museus, a gente sempre acaba aprendendo alguma coisa, observando as pessoas observar as obras, acho um barato, sem contar o prédio em si, muitos museus tem os prédios tombados, fazem parte da história local. E o Louvre é bem um exemplo desses.

O prédio foi construído originalmente para ser um forte, para defender a cidade contra as invasões Vikings, depois por algum período foi sede do governo Monárquico e lá pelos anos de 1700 foi transformado em Museu. Nunca pararam as transformações e hoje é voltado inteiramente a Cultura.

Vá visitar o Louvre sem ter a missão de conhece-lo por inteiro, já ouvi de uma pessoa que mora em Paris há mais de 20 anos, trabalha com história da arte e ela afirma que não conhece o museu por inteiro. Então se você tem algo que sempre quis ver, vá em frente, mas não esqueça de curtir o lugar.

Também já ouvi que mais de 03 horas dentro de museus, para quem não é da área, sua absorção não será muito grande.Nesse dia ficamos praticamente o dia inteiro, e tenho que concordar um pouco, no final do dia estavamos para lá de exaustos.

Um comentário:

Edison & Aressa disse...

Eu particularmente fiquei maravilhado com o museu em si, todos os quadros, a própria monalisa, foi tudo muito mágico, tinha até uma réplica em menor escala da esfinge no subsolo.

Acredito que muita gente passa pela Vênus de Milo e acha que é mais uma das estátuas expostas.

Cada ala, muito emocionante, eu sou o tipo da pessoa que passa e gosta de dar uma boa olhada no quadro, mesmo não entendendo tudo, mas aproveitando sim.