quarta-feira, 18 de novembro de 2009

05 dias em Praga

28, 29, 30 de Setembro e 01 de Outubro de 2007

Essa vez fomos de ônibus de Viena a Praga, o bilhete custou 22 euros por pessoa, saimos as 09:00 e chegamos por volta das 15:00.

Escutei bastante antes de ir viajar que os ônibus na Europa não são muito confortáveis, mas esse era o segundo utilizado e era muito bom. O banco realmente não inclina muito como os nossos aqui do Brasil, mas são espaçosos e limpos.
Fizemos uma parado para comer e ir ao banheiro( na Europa é proibido usar banheiro do ônibus, muitos nem tem banheiro).

A rodoviária de Praga é bem feinha, suja com alguns pedintes e pessoas mal encaradas.
Começou a chover então ficamos num hostel bem pertinho da rodoviária.

No dia seguinte saimos para a caminhada, chegamos na Nové Město- Cidade Nova na praça São Venceslau, onde tem um monumento e o Museu Nacional de Praga, continuamos descendo essa rua, que tem várias lojas, restaurantes e alguns hotéis e também as famosas barracas vendendo salsicha com uma fatia de pão.

Depois de um pouco mais de caminhada chegamos ao Staré Město - Cidade Velha,uma graça, tudo muito bem conservado. A atração principal é O Relógio Astrônomico Medieval - Orloj ele possui um mostrador astronômico, representando a posição do Sol e da Lua no céu, e várias figuras do céu,um show mecânico representado a cada troca de hora os apóstolos e outras esculturas com movimento, e um calendário com medalhões representando os meses. Perto de mudar a hora cheia, vão se aglomerando uma porção de pessoas para ver a "apresentação" que começa com um galo dourado cantando e depois a escultura da Morte virando um ampulheta, depois os 12 Apóstolos aparecem.O mais interessante que o relógio está em funcionamento desde o ano de 1410.



Por ali também acontece uma feira ao ar livre, vende-se de tudo, doces, livros, muitos brinquedos infantis feito em madeira e não sei se tem durante o ano todo, mas como já estavamos quase em Outubro tinha peças de madeira para decorar árvores de Natal, tudo muito bem trabalhado uma graça!


Não sei se já comentei que adoro ir aos supermercados das cidades, praticamente em todas as cidades davamos uma "passeada" pelos mercados, e os da Grécia, Budapeste e Praga, foram os mais "engraçados" pois iamos por dedução nas coisas tipo a água é com ou sem gás, a manteiga com ou sem sal, essas coisas era indecifraveis, mas gostava de ver o que cada lugar tem de diferente, na parte dos vegetais, frutas etc.

Também circulamos por algumas lojas de departamentos, não compravamos quase nada, pois nem tinha como carregar. Mas em Praga minha mochila arrebentou então fomos numa dessas lojas de departamentos e a parte de esportes e campings era gigante, acabei comprando uma mochila grande, maior que era a minha, por um bom preço, ainda bem que a minha mochila arrebentou em um país não muito caro, pois se fosse em Paris tava encrencada.

Praga como em Budapeste a cidade é dividida por um rio, em Praga é o rio Vlatva, de um lado do rio é onde fica o forte da cidade na colina Hradcany. O Castelo de Praga é uma das construções mais importante da cidade. Hoje o Castelo é aberto a visitação sendo uma parte onde é a residência da atual presidência.

Para chegar ao Castelo, temos que cruzar uma das várias pontes que cortam o Vlatva, uma delas é muito especial, a Ponte Carlos que é a mais antiga, ela está decorada com 30 estatuas, a maioria em estilo Barroco representados por Santos ou pessoas queridas da cidade na época da construção. Hoje essas estátuas foram trocadas por replicas e as originais estão no Museu Nacional.




Como toda a estrutura do Castelo é enorme, vende-se ingresso para visitar por partes ou total, e o bom que vale para dois dias.
Ficamos com o ingresso que visita só a o antigo Castelo e igreja barroca e a vila dourada.



No Antigo Castelo uma das atrações principais é o Salão Vladislão,é considerado o maior salão em estilo gótico encontrado na Europa Central, o seu piso todo de madeira é da época de sua construção. Lá que encontramos uns conterrâneos Bauruenses.



A igreja em estilo Romântico- Barroco é a Basílica de São Jorge.

E a Vila Dourada ou Beco Dourado, foi a parte mais interessante que eu achei, era nessa vila que moravam os soldados que cuidavam do Castelo e os artesões, depois foi a vez dos alquimistas e ouvires. Hoje as casinhas pequenas abrigam um museu de armaduras e armas da época e várias lojinhas de artesanato.

No dia seguinte voltamos ao Castelo e conseguimos visitar também a Catedral do San Vito, uma igreja em estilo Gótico. Edison subiu até a torre e de lá da para ver todo o Castelo, eu não me encorajei de subir vários degraus em espiral bem estreitos, fiquei lá em baixo mesmo vendo o movimento dos turistas.

Nenhum comentário: