sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A Comida Grega

Achei melhor abrir um post só para falar das maravilhas da comida grega.

Antes de chegar na Grécia, já tinha lido alguma coisa sobre os principais alimentos de lá, e sabia que não podia deixar de experimentar o vinho local, o ouzo, azeite, o mel e o iogurte.
Bom desses ai provamos todos e realmente, são comida de Deuses, exceto o ouzo que odiei.
Mas os melhores ainda estavam por vir, se o iogurte já era bom, imagine temperadinho para comer com um pão fresquinho hummm, muito bom, esse molho chama Tzatziki, é feito com iogurte e pepino, é maravilhoso, com salada, ou simplesmente com pão.

O Tzatziki também é a base para o famoso Churrasco grego, que aqui tem o nome de pita slovak, pita é pão e slovak espeto. tradicionalmente é feito com carne de carneiro, mas hoje em dia tem bastante de porco e frango. Os gregos dizem que o "kebab", como também é chamado em muitos paíes da Europa, é original da Grecia, eles tem mania de dizer que lá é o berço de tudo, o fato é que o sanduiche nasceu na Turquia, mas com a invasão turca acabou espalhando pela Grécia e depois pelo mundo.
Além da carne assada num mega espeto e o pão bem fininho, vai salada, alface, tomate e cebola, alguns lugares também colocam batata frita. Fica um sanduiche nutritivo e geralmente é muito bem servido.

Outro prato grego que adorei e comi muito por aqui é a salada grega, feita com pedaços grandes de tomate, cebola, azeitonas pretas, pepino, pimentões regados com azeite e por fim o delicioso queijo Feta. É um queijo de ovelha, tradicional da Grécia, muito saboroso, parece com a nossa ricota, só que mais temperado e conscistente, não existe igual em outro lugar do mundo, dizem que as cabras que produzem o leite para a feitura do queijo feta come uma grama e ervas que só nasce aqui na Grécia, por isso todo esse sabor diferenciado.


Bom esses foram nossos pratos preferidos, mas tem outros muito bons, como os peixes, a Moussaká, tipo de uma lasanha de beringela, entre outros. Não deixem de provar essas delícias !!

Nenhum comentário: