quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Praças de Paris, a História está ali !!

Basta caminhar pela cidade, e você "cai" numa praça, umas enormes e belas, outras nem tão bela. Mas todas com sua História para contar.

Um dos hostel que ficamos foi relativamente perto da Place de La Bastille, hoje a praça tem um monumento da liberdade bem ao alto e a Opera Bastille. Mas a região já abrigou a prisão Bastille e durante a Revolução Francesa foi tomada pelos revolucionários, movimento conhecido como "queda da Bastille", a antiga prisão foi abaixo.
A Praça hoje é ponto de encontro para manifestações sindicais sem contar na festa tradicional realizada no dia 14 de Julho para comemorar o dia da revolução!



Place de la Concorde, é a maior da cidade e também com grande peso na historia. A praça fica no final da Champs-Élysées. Foi construída para homenagear o rei Luis XV, mas durante a Revolução francesa a estátua do Rei foi destruída e deu lugar a Guilhotina. Lá foi decapitada a família Real e outras pessoas da nobreza.
Com o fim da revolução a praça foi batizada em definitivo como praça da Concórdia, ganhou um Obelisco vindo do Egito e uma fonte.



Outra Praça utilizada na época da revolução Francesa foi a atual Place de la Nation, hoje tem esse nome pois tem bem no meio um monumento representando a Republica. O monumento está ali desde a comemoração de 100 anos da Revolução Francesa.


Também não deixe de passar pela Place des Voges no Marais, essa é menorzinha, mas cheia de charme, é uma das mais antiga e preferida .
Bom essas são apenas algumas, Paris é repleta de praças e cada uma com seu encanto diferente !


Nenhum comentário: