domingo, 6 de outubro de 2013

Hospedagens: Grécia

Pátras

Foi nossa estreia em um couchsurfing, a primeira parada no país Grego, com uma língua e alfabeto totalmente diferente do nosso e ainda iniciando uma nova experiência , contei aqui um pouco sobre o couchsurfing e sobre Patras, estávamos bem ansiosos. Combinamos por e-mail que ele, nosso "coucher",  nos buscaria no Porto, chegamos e nada do Spiliot o nick name dele no site, pensei, e agora??? Bom eu fiquei ali no porto com as mochilas e o Edison saiu para comprar um cartão telefônico e ligar para ele, depois da ligação ele chegou rapidinho, a casa dele era bem perto, ele foi super agradável, já não posso dizer o mesmo da casa.

Chegamos em uma porta como se fosse um prédio pequeno, só que ao invés de subir para o apartamento, entramos numa outra portinha ao lado, como se fosse o porão. A casa era uma bagunça só ! Ele explicou que onde ele mora foi adaptado para ser uma casa, que antes era um quartinho de bagunça, no vão da escada da casa de cima,  a bagunça continuou  por lá, mas virou uma casa.  Ele trabalhava com computadores, tinha peça de computador por tudo era canto, logo que entra fica a sala, num cantinho tinha uma bicama, ao centro uns sofás em péssimo estado, com livros e peças por todos os lugares, não era possível sentar sem ter que tirar algo do lugar, num micro corredor uma cozinha, um fogão de duas bocas, pia e mini geladeira, no final do corredor  o banheiro, esse era literalmente embaixo da escada você tinha que entrar e se abaixar, tomamos banho abaixados, curvados, e a água escorria para cozinha, uma coisa surreal, não dá para explicar direito. Do outro lado da cozinha ficava um quarto, que era o quarto dele, esse era grande,  e a bagunça um pouco menos ruim.

Como falei ele foi uma graça, queria muito nos levar para conhecer a cidade, saiu conosco por um tour que contei aqui, vez um prato típico para nosso jantar, a salada Grega, estava deliciosa, e nos emprestou um dos computadores para usar e reservar nossos próximos destinos, nos ajudou com a reserva de passagem rodoviária para Atenas e fez um mapinha da ilha de Santorin, indicando as principais praias da ilha.

Ele contou que já estava no couchsurfing já um tempo, e que já tinha recebido muitos surfers, por ser uma cidade que chega os ferry boats vindo da Italia, ele era bem requisitado, mas que nem todo surfers querem cia, conversar ou conhecer o lugar, querem mais um lugar para ficar de graça e que isso não era legal.

Foi uma experiência incrível, acho que realmente descobrimos o que é de fato e na real o couchsurfing, é viver aquilo que você nunca viveria sozinho.

Santorini

Fizemos da casa do Grego uma reserva num hotel em Santorini, como era barato, fizemos pelo hostelworld mesmo, um quarto com banheiro e café da manhã por 25 eur, reservamos duas noites no Villa Blue Sky, em Fira, centro de Santorini, como chegamos muito cedo, tentamos dar uma volta ao redor, mas a hora não passava, então tentamos fazer o check in cedo mesmo, o moço da recepção disse que poderia nos dar um quarto porém em outro hotel do mesmo dono, ficava perto até mais no centro, porém era um pouco inferior, o que reservamos tinha piscina e o café da manhã que vimos servido tinha até frios, o que acabamos ficando era menor e sem área de lazer, só descobrimos isso lá já, mas o moço disse que podíamos ir para o outro hotel se quiséssemos ir a piscina, é claro que o que menos importava era a piscina, afinal estávamos na Grécia, na ilha paradisíaca de Santorini, tudo o que eu não ia fazer era ficar numa piscina.

O quarto era bom, com tv, frigobar, banheiro com secador de cabelo, tudo que se tinha direito, a cama que não era lá muito boa, eram camas de solteiro juntas, como era de madeira, não box, não juntava muito bem, mas tava bom.


Na primeiro café da manhã no hotel, era meu aniversário, aproveitei tudo ao máximo naquela manhã e o café que era servido na mesa, com suco de laranja, torradas, geleia, mel, produzido ali na região, muito bom por sinal, e o famoso iogurte, quem precisava de frios, como tinha no hotel anterior né?

Resolvemos ficar mais dias na ilha porém trocamos de endereço, fomos para praia de Perissa, lá é um paraíso dos Studios, casas de praia que alugam quartos, porém achamos o Youth Hostel Ana, o albergue era bem grande e não era na rua da praia, uns 4 quarteirões, mas tudo bem, pois caminhar por lá é bem agradável. Tinha uma boa área comum, uma varanda, para fazer lanches e conversar com o pessoal. Os quartos era: só feminino , só masculino e o misto, além dos privados com ar condicionado, ficamos em um quarto com 8 pessoas, para baratear mesmo. Tinha um banheiro dentro, porém não era feito limpeza todos os dias, de resto, foi tudo bem.
Do lado do albergue tinha um mini mercado compramos nossos mantimentos, até talheres. No dia de ir embora reservamos o shutle do hostel para ir até o porto .

foto internet

foto internet
Nossos relatos de Santorini: Oia, Kamari, Perissa, Vulcão, Akrotiri,

Naxos

Reservamos novamente através do hostelworld, dessa vez ficamos no tal do Studio, Irini Studio. Irini era a mãe, que quase não falava inglês, quem nos atendeu mesmo quando chegamos foi o filho dela, um menino de uns 10 a 12 anos, ele arranhava o inglês, acho que a maioria dos Studios são familiares mesmo, vimos um monte nessa área, na praia de Agia Anna.


Foi um dos melhores lugares que ficamos em relação custo/benefício, o quarto era grande com uma mini cozinha completa, onde preparamos um delicioso macarrão com queijo feta. Tinha até varal de chão para colocar na espaçosa varanda, onde também tomamos o café da manhã que nos mesmo preparamos.





No quintal ao fundo vimos e escutamos umas ovelhas, sabe quando você sente aquela paz dentro de você? Então era assim que me senti naquele momento, um lugar simples mas muito tranquilo e agradável.
 
Relato de Naxos

Mykonos

Mais uma chegada em um porto Grego, é aquela festa, cheio de gente atrás dos turistas, hotéis, pousadas, taxistas, etc. E lá também estava a van que nos buscou junto com outros que vieram no mesmo barco, a Van era do Camping Paradise Club, fica na praia de mesmo nome, uma praia de Nudismo e muito badalada, famosa por suas festas que se iniciam ainda durante o dia e não tem hora para acabar. Essa praia ficava uns 5,5km de Chora, o centro da ilha.



A chegada foi muito engraçada, contei aqui, a maioria dos detalhes dessa chegada.

Nossa tenda
O café da manhã está incluso e um sistema de tickets, você escolhe uns itens e entrega os tickets, um para bebida ( café ou chá com ou sem leite), pão, ou fruta, geleia e manteiga, e também um copinho de suco de laranja ( daqueles de caixinha, artificial).

Os banheiros eram um pouco afastado das tentas, mas eram muitos espalhados pelo camping, separado por feminino e masculino.

Tinha restaurante para almoço e jantar, além de pizza e o famoso Kebab, não era caro.

Perto da tenda tinha uns varais, deixamos as toalhas de banho e os bikinis secando ali a noite, no último dia quando acordei, percebi que tinham levado a parte de baixo do meu bikini, a sorte era que já estávamos partindo e dali em diante só ia começar a esfriar, sem chances de usar um bikini novamente nessa viagem.

Foi a única coisa desagradável que nos ocorreu lá, o restante foi muito alto astral e animado !

Como contei o lugar é muito conhecido por suas festas, a festa da tarde era para o pessoal que passou o dia na praia e estavam com roupa de banho ou parte dela, já que era uma praia de nudismo. Não era obrigatório ficar sem roupa, você podia ficar como quisesse, a maioria estava vestido mesmo, algumas mulheres de top less, no primeiro momento você fica um tanto desconfortável, se não está acostumado ou preparado, mas logo depois vai entrando no clima. E a da noite começava perto da meia noite era a balada forte na discoteca que era aberto ao publico, muitas pessoas da cidade e turistas iam para lá só para pegar uma balada.

festa na praia

Praia Paradise


Athenas

Segunda experiência com o Couchsurfing, dessa vez o "Spyros", estava nos esperando na estação de metro próximo a casa dele "Agio Eleftherios", no caminho do apartamento dele ele comentou o que significava o Agios= Santo, aparecia muito em nomes de ruas, metros etc. Deixamos as malas na casa e saímos para jantar em um restaurante próximo ao apartamento, não ficava na região turística da cidade, e estar com um nativo em seus lugares de rotina, é muito bom, pois nos levam nos melhores lugares.
Voltamos e nos instalamos na sala do apartamento, era um bom apartamento, uma sacada enorme, banheiro grande. Tinha dois quartos, ele morava com o irmão, mas que não estava esses dias em casa.

Como chegamos no meio da semana ele tinha que trabalhar no dia seguinte cedo, acordamos com ele e tomamos café da manhã juntos. A noite estávamos mortos de tanto andar na rua, conversamos um pouco, ele nos deu algumas dicas de passeio para o dia seguinte e combinou que deixaria a chave de casa para o dia seguinte. Não conseguimos acordar com ele, ele saiu para o trabalho e só depois que levantamos. Nos aprontamos com calma e saímos para as visitas do dia, a noite ele nos levou num bar, foi uma ótima companhia.

Relatos aqui.

Nenhum comentário: