domingo, 27 de outubro de 2013

Hospedagens: França

Paris

1º Albergue:

Chegamos no dia e local errado, Paris em um sábado dia da semifinal do campeonato de Hugby. Pronto todos os hotéis da região da estação lotado, até os mais caros, fora do nosso orçamento, albergue, esquece tudo lotado. Depois de tentar mais de 2 horas ligando de hostel em hostel, de indicação em indicação, conseguimos um albergue com vaga, o cidadão que nos atendeu ao telefone não sabia explicar direito como chegar no hostel e disse que teríamos que pegar um táxi, sem muita alternativa, já anoitecendo, foi o que fizemos, pegamos um táxi  que nos custou 13 euros e no final o albergue era bem perto, e tinha uma estação de  metro na esquina.

O Albergue era bem sinistro,foi o primeiro que só tinha quartos separados , masculino e feminino. Quartos escuros e pequeno, com muitas beliches.O café da manhã estava  incluso porém o banho era pago, isso mesmo, se quisesse tomar banho tinha que colocar uma moedinha de 1 euro para a porta abrir, era um cubículo. A parte do vaso sanitário era separado e tinha uma pia para lavar a mão e escovar os dentes. Tudo isso por 15 eu por pessoa, o preço era bom se tratando de Paris, mas não iríamos continuar ali.

1º Couchsurfing:

O segundo dia já tínhamos combinado com outro Couchsurfing, dois americanos morando perto do Centro Pompidou e Hotel de Ville, saltamos no metro do Hotel de Ville e ficamos tentando nos achar no mapa  e com os nomes das ruas, até que um simpático francês perguntou se precisávamos de ajuda e nos direcionou. Chegamos no apê dos nossos novos anfitriões, um bom apartamento, ficamos com o sofá mesmo, e um colchão extra. Passamos uma noite agradável,conversando sobre o Brasil, França e EUA, escutamos músicas, eles adoravam música Brasileira tinham várias no computador. E gentilmente eles fizeram um jantar para nós. De entrada queijos francês e de prato principal uma massa deliciosa, acompanhado de um bom vinho local.

Eles estavam a poucos meses na cidade, mas mesmo assim deram algumas dicas do que fazer, e um deles disse que no dia seguinte sairia conosco para andar pelo bairro, acho que ele perdeu hora e só tomou o café conosco e saímos cada um para um lado. Dormimos mais uma noite ali .

2º Albergue:

Como já tinha passado o final de semana os albergues voltaram a ter um preço razoável e a ter disponibilidade, então fomos para o hostel Blue, perto da estação de trem Gare de Lyon, ele era limpo e bem movimentado, principalmente pela localização, atrás da estação. Também foram quartos separado por feminino e masculino, mas eram quartos pequenos,com poucas camas, no meu tinha mais 3 apenas. Banheiro no corredor, e não precisava pagar pelo banho. O café da manhã era todo por maquinas, uma de café, outra de suco , outra com croissant. Ficamos duas noites .

2º Couchsurfing:

Continuamos em Paris e para fechar com chave de ouro, ficamos em mais um couchsurfing, daqueles que viraram até amigos de facebook. Dessa vez era um casal Francês, o rapaz já tinha visitado o Brasil. Fomos os primeiros hóspedes deles, eles contaram que ainda não tinham um sofá como confirmamos a nossa vinda, eles correram na Ikea e compraram um sofá que virava cama, foi perfeito, novinho e super confortável.



Eles foram extremamente gentis e ótima cia. Na primeira noite saímos para comprar comida Tailandesa no Bairro, ah o apê fica no bairro de Belleville, um lugar mais residencial, um pouco fora do centro, mas um delicioso bairro, contei um pouco aqui .

Depois do jantar chegou um casal de amigos deles e por coincidência era um que havia pedido para surfar com a gente lá no Rio, não pudemos receber pois estávamos viajando na época, muito loco como o mundo é tão imenso e mesmo assim há encontros como esses !




Como era dia de semana eles saiam para trabalhar e nós para passear. Mas a noite e no café da manhã sentávamos juntos para conversar, fizemos muitas coisas, jogamos pôquer, Julie me ensinou, e não é que apreendi a jogar em Paris, um pouco em inglês e outro tanto em francês e ainda ganhei uma partida, muita sorte de principiante ! Jogamos uma partida de 21 na quadra de esportes na frente da casa deles, essa perdi e feio, ajudaram a definir o próximo destino dando  dicas das cidades e suas principais características.



Acabamos pegando a final do campeonato de Hugby e eles nos levaram para assistir em frente a Torre Eiffel.

Eles ofereceram para lavar as roupas na maquina,e estávamos precisando mesmo.

Julie adora fotos, ela fotografou todos os momentos e no final, no dia de ir embora no café da manhã ela nos entregou um CD com todas as nossas fotos nesses 3 dias, com capinha e dedicatória, fiquei emocionada com tanto carinho, uns lindos !!!



Orleans/ Olivet

Acabamos parando em Olivet por engano, estávamos seguindo para um hotel, perdemos o ponto para descer do ônibus , ficamos perdidos, descemos do ônibus no meio do nada, até que apareceu uma alma caridosa, um senhor e uma senhora de carro, viram que estávamos perdidos e se ofereceram para nos ajudar, eles nos deixaram muito próximo de um hotelzinho o Nuit D'Hôtel Olivet, hoje não pertence mais a essa rede, agora é Mister Bed.
Tem cara daqueles motéis de filme americano, como chegamos num domingo no início da tarde não tinha funcionários, nós fizemos nosso check in numa maquina do lado de fora, depois de pagar a porta abre, sai um cartão com a chave e pronto só encontrar nosso quarto e relaxar.
Quarto com cama de casal, banheiro no quarto e uma mesinha, bem pequeno mas ótimo para nós.
Tinha até televisão, a noite assistimos um filme em francês, até já estava entendendo bem.
O café da manhã era pago a parte  estilo buffet continental, resolvemos tomar no primeiro dia, para experimentar, foi muito bom, com cereais, pães, sucos. No segundo dia para economizar compramos pão, queijo e leite e fizemos nosso café no quarto.


fotos internet
 Toulouse

Ficamos com o primeiro hotelzinho que encontramos, próximo a estação de trem. Na recepção o moço que quase não falava inglês, perguntou se queríamos um quarto com banho ou sem, a diferença de preço não era muito maior então resolvemos ficar o do banho, quando chegamos no quarto a surpresa, no meio do quarto tinha uma cabana tipo daqueles banheiros químicos, apenas com um chuveiro, esse era literalmente só com banho, o banheiro com vaso sanitário ficava no corredor.
Foi bem estranho mas de resto foi tranquilo.

detalhe para o "banho", no meio do quarto.


Marseille

Saímos atrás de um hotel por perto da estação mesmo, chegamos já quase anoitecendo, os mais próximos eram mais caros também, fomos descendo a rua, entrando de hotel em hotel até achar uma tarifa que cabia no nosso bolso.
O que coube foi uma espelunca, olha que sou bem otimista com as hospedagens, mas esse foi terrível, me senti num filme de terror, a recepção um balcão daqueles que aperta o sininho para vir alguém te atender, no que olhamos para trás, tinha uma senhorinha, devia ter quase uns 100 anos, estava deitada todo coberta num sofá. Levamos um susto.do lado da recepção tinha um elevador, daqueles de mais de 100 anos, todo de ferro e cheio de teias de aranha, acho até que um dia tenha sido bonito, mas todo o entorno não ajudava, as escada bem ao lado de madeira bem escura, os quartos seguiam a mesma linha, acho que era uma casa grande que adaptaram, o nosso quarto a luz era bem fraca, acho até que foi melhor assim, pelo menos não víamos muitos os detalhes, tinha uma pia dentro do quarto, o banheiro era no final do corredor, tive medo de ir sozinha lá, enquanto tomava banho o Edison ficou comigo, mesmo não tendo mais ninguém no "hotel", mas só a família "Adams" de lá já assustava. Saímos de lá no outro dia cedo, de "mala e cuia".

Encontramos um Formule1 fora da cidade, bem na beira da estrada, do lado de uma IKEA, tinha ponto de ônibus em frente, então topamos, mesmo demorando um pouco para chegar na cidade, mas pelo menos tínhamos um lugar mais limpo, arrumado e sem sustos. Nosso quarto não tinha banheiro, cada andar tinha banheiros coletivo, tudo muito tranquilo e organizado, bem no estilo do Nuit de Olivet, café da manhã estava incluso, simples mas de bom tamanho para nós.


Nice

Foi bem complicado também para encontrar um lugar, dessa vez até tinha o posto de informações turística na estação que nos deu um guia com os hotéis e albergues, porém nada mais. O que ajudou mesmo, foi uma visita a uma lan house, e hostel world, vi que tinha vaga num hostel mais distante do centro com preço razoável, resolvemos ir para lá, pegamos a direção, mochilas nas costas e lá fomos nos, quando vi que tinha que subir uma baita ladeira para chegar no albergue, quase quis desistir e chorar, estava bem cansada e subir aquela rua ingrime com mochila pesada nas costas, estava bem difícil, até que num passe de mágica apareceu uma van, a do hostel mesmo, parou e perguntou se estávamos indo para lá, confirmamos e conseguimos uma carona, foi uma bênção ! Esse é um serviço oferecido sempre, eles buscam da estação de trem sempre os turistas. É o  Hostel Villa Saint Exupery Gardens, tem no logo o pequeno príncipe, um charme de albergue. O motorista da van, também era o dono do albergue, ele mais os filhos que tomavam conta do lugar e entre os funcionários tinha de várias nacionalidades, todos muito jovens. Foi sem dúvidas o hostel com a equipe mais solicita e simpática que conhecemos durante a viagem.
Ficamos num quarto misto com mais 10 pessoas, estava bem cheio, tinha um banheiro dentro do quarto. As aéreas comuns eram mais interessantes com bastante integração entre os hospedes. A noite a cozinha tinha um prato diferente para cada noite e alguns drinks, era bem em conta comparado com os restaurantes da cidade. Mas se quisesse fazer seu próprio lanche também podia. A internet era free,  tudo ficava no mesmo salão, tinha mesas, sofás etc, tudo junto e misturado.
O café da manhã está incluso na diária, o café foi altamente elogiado por todos do hostel, como se fosse o ponto principal do lugar. Tá era bom, principalmente se comparar com outros que tivemos por ai, mas o grande diferencial era mais os diversos tipos de cereais disponível, o restante era o básico mesmo, café/chá, fatias de pão de forma, geleia, manteiga, leite e suco.
 

café da manhã buffet



área comum























parte externa

Nenhum comentário: