quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Nice

23, 24 e 25 de outubro.

Pegamos um trem em Marseille para Nice, foram só 2h30, no trem regional (TER)mais lento porém esse era novinho com 2 andares, ficamos na parte de cima, a visão é melhor, como era um trem diurno deu para ver as cidades que íamos passando como Cannes e Antibes, lindas praias e mansões.

O primeiro dia foi bem cansativo pois demoramos muito para achar um lugar para ficar, depois conto em detalhes essa "saga", enfim quando nos alojamos ficamos o final da noite por lá mesmo para poder curtir o dia seguinte melhor.

Logo cedo estavamos na rua, vi que tinha um mercado de flores e frutas na rua que acontece de terça a domingo, pela manhã, não queria perder, adoro esses mercados, feiras etc..

Fica na cidade Velha ( Vieux Nice), Quai des États-Unis. É alegre, colorido, e de dar água na boca, nunca tinha visto azeitonas tão carnudas e de tudo quanto que era tipo. Tinha doces, frutas e é claro as flores, uma delícia de passeio.

Dali andamos pelo bairro, com ruas estreitas e cheias de historia.

Então subimos a colina do Chateux onde se tem uma linda vista da cidade velha e seus telhados avermelhados e também da baia dos Anjos.

Andamos bastante a fome apertou e entrei numa padaria, um pão gigante com azeitonas me chamou a atenção, nossa que delícia que pão, comemos o pão puro quase que todo, enquanto esperavamos o ônibus que vai até Mônaco, é um ônibus tipo circular mesmo.  A ideia era ficar em Villefranché típica paisagem da Riviera Francesas, mas perdemos o ponto para descer, então continuamos no ônibus até chegar em Mônaco. Descemos no ponto de ônibus e andando subimos um rochedo e chegamos Vieille Vile passamos pela Place Du Palais, onde vimos o palacio do principe,  andamos pelas ruas que pareciam uma pequena cidade. Em cada canto tinha uma lojas de souvenirs .

Lá também onde fica o importante Oceanógrafo e alguns museus contando a história da família Real. Como só tinhamos a tarde para "conhecer" Mônaco não entramos em nada, apenas demos um volta no lugar e contemplamos a vista lá de cima.

Seguimos o passeio até o mais importante cassino do mundo o Monte Carlos, no caminho, andando pelas ruas da cidade tentamos descobrir onde se torna a pista do Grande premio de Monaco de Fórmula 1.

Chegamos no cassino e realmente fiquei impressionada como luxo do lugar  e os carros  então, os mais caros do mundo estão estacionados ali. E é claro é inevitável tirar uma fotinho do lado do carro de luxo . Até entramos e tentamos a sorte nas maquinas de caça níquel, e nunca tinha perdido dinheiro tão rápido, mas valeu  para conhecer o lugar !

Pegamos o ônibus de volta a Nice e depois outro até o albergue, era final de dia  e pegamos um baita engarrafamento, até agora não tinhamos passado por tal situação, já que na maioria das vezes ou andavamos de metro, trem de superfície ou até mesmo a pé, pelo que vi a cidade estava em reforma, estavam criando um trem de superfície o centro da cidade toda quebrada e um caos nos horários de pico.

O dia seguinte choveu muito, andar com chuva não é fácil, era uma chuva fraca com alguns picos mais forte, mas choveu o dia inteiro. Fomos ao bairro Cimiez, um bairro de classe alta da cidade, no alto da colina tem um Monastério Franciscano, uma parte é aberta para visitação e tem um pequeno museu contando a historia de Francisco de Assis. Fazendo a visita dava para escutar os Franciscanos cantando.

Gostei muito do passeio o lugar tinha também um jardim muito bonito, pena que chovia, mas tinha várias oliveiras carregadas, tão linda essa árvore !!!

Continuando a caminhada chegamos no Museu Marc Chagall, dedicado a esse pintor famoso que morou no final de sua vida na região. O museu criado ainda durante sua vida teve as exposições organizadas por ele mesmo, que também sugeriu como deveria ser o jardim, um belo jardim.
Não entramos, ficamos apenas na lojinha. Nessa altura já estavamos descendo a colina de Cimiez e quando nos demos conta estavamos no centro da cidade perto da estação de trem. Demos uma volta por lá, tinha várias lojas populares com bons descontos.

Voltamos ao albergue para pegar as mochilas pois a noite pegamos o trem com destino a Firenze.
O trem sairia as 21:07, mas teve uma pane elétrica na estação o que atrasou pouco mais de uma hora a nossa viagem .