sábado, 12 de dezembro de 2009

Montmartre

12 de Outubro de 2007

Passeio do dia: ir até a Sacré-Coeur, fica no bairro boémio de Montmartre.
Fomos de metro até Anvers, e chegamos praticamente de frente para a escadaria da Basílica.Você pode subir de bondinho ou pela escada mesmo, foi o que fizemos, respiramos fundo e lá fomos nós.




A escada fica repleta de Africanos tentando vender pulserinhas de artesanato que eles fazem ali na hora. Como eu já tinha caído no artesanato lá na Grécia, falei para o Edison seguir em frente nem dar trela para as fitinhas coloridas, estava subindo e subindo, quando olho para trás lá está o Edison com o dedo esticado e o moço trançando. Voltei para chama-lo e imediatamente surge outro moço já trançando outra pulserinha no meu dedo e dizendo que ia trazer prosperidade, era só fazer um pedido enquanto ele dava os nós. Eles são ligeiros demais e dizem se não gostar não precisa pagar, mas você fica um pouco impressionado com o tamanho e a quantidade deles e acaba pagando, mesmo que pechinchando. No nosso caso ele disse que era 10 euros cada, imagina nós que gastamos 20 euros, ou até menos, para dormir, iamos gastar tudo isso com pulseiras, acabamos pagando 5 nas duas e foi de bom tamanho.


Lá no topo da escada, as pessoas ficam sentadas e quase sempre tem alguem tocando e cantando, nessa hora era um Bob Marley couver.Enfim chegamos ao topo, e avista lá de cima é muito bonita.

A basílica é linda por fora e por dentro. Foi a primeira igreja, depois de muitas que visitamos, que senti uma forte emoção, acho que a beleza, uma pequena exposição sobre Madre Clelia, que tanto ouvi falar no colégio, e principalmente as freiras cantando durante a missa, foi tudo muito emocionante. Me senti em paz lá.


Do lado de fora estava acontecendo uma feira com produtos típicos Francês, pães, queijos e principalmente vinho. Faz parte da comemoração da colheita da uva, e já que o bairro é produtor de uvas e vinho, eles também comemoram a colheita com feiras e festas. Isso nos ocorreu sem querer, nem sabiamos disso, mas tivemos o prazer de estar no dia e local certo. A festa mesmo é no segundo sábado do mês de Outubro, e pelo que entendi a feira começa uns dias antes.


Nessa feira experimentamos o prato típico Francês,o escargot, era bem pequenino e só a titulo de curiosidade mesmo, um caracolzinho temperado com ervas finas a 1 euro. O bichinho mesmo nem senti o gosto, mas o tempero estava excelente !!





Caminhamos bastante pelo bairro, passamos pela praça dos artistas, Place Terte, e nesse momento me senti um pouco no bairro de Santa Tereza no Rio de Janeiro, tem bondinho também para chegar, museus, artistas de rua, artesanato, Montmartre me pareceu bem familiar.




Encanei com duas coisas, uma que irira ver o Mollin Rouge, mas o que tinha na mente era ver o moinho mesmo, não o Cabaret,então encontrei o caberet, não entramos pois é caríssimo.Conhecemos a região que é cheia de sexs shops, cine porno e etc. Continuamos a caminhada atrás dos outros dois moinhos, achei um escondidinho, parecia um lugar residencial e logo mais a frente o outro, é um restaurante e era um dos preferidos pelo boémia do inicio do século XX.

Outra coisa que queria muito ver era o museu de Art Naif, afinal trabalhei um ano no museu desse género no Rio de Janeiro e 80% do publico era francês, agora queria ver o "berço" dessa arte que me encanta. Rodamos um pouco e encontramos, não é só um museu de arte Naif, é junto com arte Bruit, e também funcionava como Galeria, ficamos só na parte do café e da loja, pois a entrada era "salgadinha".

Mais um passeio e um dia inesquecivel !!!

Nenhum comentário: